O grupo Expedia publicou recentemente o relatório Travel Trend do primeiro trimestre de
2022 e trouxe notícias animadoras para o setor. Segundo Jennifer Andre, vice-presidente
global da entidade, que assina a apresentação, este ano tem tudo para ser, enfim, um período
de reconstrução e crescimento sustentável para um segmento que tanto sofreu desde o fim de
2019, quando surgiram os primeiros casos de Covid-19.
O report, produzido através de análise de enormes bases de dado e de pesquisas
personalizadas conduzidas pelo grupo, destaca algumas tendências de recuperação do mercado de turismos para os próximos meses que ajudarão a sustentar esse crescimento. Confira quais:
Restrições diminuem, buscas sobem
O novo ano trouxe um novo entusiasmo para o turismo, como mostra o crescimento da
quantidade de buscar por viagens. No primeiro trimestre deste ano, o aumento nas pesquisas
por viagens foi 25% superior do que nos últimos três meses de 2021.
O aumento se deu, principalmente, na América do Norte (30%) e na região da Europa, Oriente
Médio e África (25%). Nas regiões da América Latina e da Ásia-Pacífico, o aumento não foi tão
significativo.
Na comparação com o primeiro trimestre de 2021, a diferença é expressiva, deixando evidente
a forte recuperação pela qual passa o setor. Nesse cenário, o volume global de buscas subiu
75%.
Grandes cidades e praias mantêm-se em alta
Apesar do comportamento dos turistas estar passando por alterações, grandes cidades
continuam sendo muito atrativas e liderando a retomada do turismo. Las Vegas, Nova Iorque,
Chicago e Londres são alguns dos destinos que estão entre os mais procurados no primeiro
trimestre de 2022.
Destinos de praia, como Cancun, Punta Cana, Honolulu e Miami também foram bastante
buscados. Completam o top-10 de cidades mais visitadas no período: Roma e Puerta Vallarta.
Apresentaram, ainda, crescimento do turismo cidades como Paris, Sidney, Melbourne, Osaka e
Guadalajara.
Hospedagens em ascensão
Já apresentando melhorias em 2021, as reservas de hospedagem de hotéis e aluguéis de
temporadas continuaram crescendo, subindo 35% neste trimestre em relação ao anterior. O
crescimento se deu globalmente, mas foi mais forte na Europa, Oriente Médio e África (150%)
e na América Latina (75%).
Na América do Norte, o tempo de permanência em hotéis subiu ligeiramente, ao passo que as
estadias em aluguéis de temporada permaneceram iguais, na marca de aproximadamente 5
dias de média. Na Europa, o tempo médio de permanência desta modalidade subiu de 7 para
7,5 dias.
Demanda crescente por turismo sustentável
Se as grandes cidades não saem de moda, não significa que outras formas de viajar não
estejam se solidificando. Cada vez mais, os consumidores têm tomado decisões mais
conscientes na hora de viajar, optando por ofertas mais ecológicas e sustentáveis. A tendência,
inclusive, é que essas demandas sejam ainda mais exigidas no futuro.
A atenção dos consumidores neste tema também fez crescer as expectativas em relação a
agências e destinos. Segundo o Expedia, por exemplo, 70% dos viajantes evitaram um destino
ou uma opção de transporte por não acreditarem que a opção estava verdadeiramente
comprometida com práticas sustentáveis. O que evidencia a importância da autenticidade e da
transparência em torno dos compromissos socioambientais.