Hoje vamos falar um pouco sobre a relação entre hotelaria e segurança online. Como a proteção de servidores, redes e dados, reforçando alguns conceitos básicos que garantirão ao seu negócio um bom caminho rumo à construção de uma cultura de segurança digital.
Com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) em vigor, a segurança online é um assunto que tem estado em ebulição, já que muitas das companhias tiveram que investir tempo, conhecimento e recursos para administrar, armazenar, processar e descartar dados de seus clientes, cada vez mais zelosos em relação a suas informações.
Além das exigências legislativas e dos consumidores, há golpes cada vez mais sofisticados que comprometem a segurança online dos dados tanto da empresa, quanto dos seus hóspedes.
De modo que, manter a segurança não apenas do ambiente físico, mas também virtual de seu hotel, hostel ou pousada influenciará diretamente na imagem e na avaliação do seu estabelecimento.
Em caso de um vazamento de dados dos hóspedes recolhidos durante a estadia, o impacto para a hotelaria pode ser brutal. Notícias de quebra de segurança online circulam rápido e podem ser suficientes para que surja e cresça o receio dos viajantes em relação a uma determinada empresa, produto ou serviço.
Proteja-se: evite falhas de segurança
Com cada vez mais pessoas trabalhando a partir de pousadas e hotéis, o wi-fi se tornou ainda mais relevante para os viajantes, sendo este um dos itens mais avaliados e analisados nos sites de hospedagem. Assim, uma rede de internet forte e segura é primordial no ramo da hotelaria.
O passo mais recomendável, aqui, é manter redes separadas entre os computadores administrativos e os aparelhos pessoais. Nada de compartilhar a mesma internet e dividir senha entre todos.
Afinal, na rede administrativa, há acesso aos sites de bancos, de reservas, de sistema hoteleiro etc. Uma invasão pode gerar um comprometimento significativo e prejuízos financeiros e gerenciais.
Para se proteger, portanto, busque bons softwares de firewall e de gestão de máquinas e acessos. Saiba quem pode acessar cada parte do seu sistema e antecipe problemas. Mesmo em relação aos hóspedes, é preciso ter como identificá-los em caso de atividade ilegal.
Por um lado, sua privacidade deve ser total, mas um log de registros deve ser mantido. Em um cenário em que um consumidor acesse conteúdos ilícitos a partir de sua rede, o hotel poderá ser responsabilizado se não for capaz de apontar de onde partiu essa atividade.
É interessante, então, trabalhar com a autenticação dos usuários. Ou seja, instalar sistemas em que os clientes tenham de criar perfis próprios em vez de simplesmente acessar uma rede wi-fi por meio de uma senha única. Para isso, a recomendação é procurar uma boa empresa que atue com softwares de gerenciamento de internet.
Como a LGPD pode impactar seu negócio no ramo hoteleiro?
A legislação trouxe muitas novidades para as companhias que atuam com dados dos consumidores e a adaptação a essa nova realidade é primordial. O valor das informações pessoais em nossa época é tão grande que há quadrilhas especializadas em sequestrá-las virtualmente, exigindo pagamento para liberação, ou mesmo roubá-las para revenda.
Assim, a responsabilidade das companhias aumentou. Para evitar complicações, é preciso solicitar aos clientes somente os dados que são realmente necessários para os serviços contratados. Toda essa coleta depende do consentimento dos indivíduos, que têm autoridade sobre a gestão de suas informações. Os hóspedes ainda devem autorizar, inclusive, o compartilhamento ou movimentação destas informações entre setores, empresas e parceiros.
Com novos procedimentos surgindo, oferecer treinamento à equipe é fundamental. Até porque os funcionários muitas vezes são vistos como alvos por quem busca encontrar vulnerabilidades para acessar sua rede. Deixá-los, portanto, em dia com as melhores práticas e as mais novas tecnologias e recursos de segurança é o melhor que você pode fazer por eles e por seu estabelecimento.
Dicas de segurança digital para Pousadas e Hotéis
Use senhas fortes e não repetidas
Para manter os dados protegidos, senhas fortes são mandatórias. Nada de “Pousada123” ou “Turismo2022”. Crie senhas distintas para cada um dos seus sistemas, com senhas difíceis de serem comprometidas. E saiba quem tem acesso a cada uma delas. Se todas as senhas forem iguais, apenas um comprometimento será suficiente para que toda a base de dados inteira seja acessada indevidamente.
Mantenha um backup sempre atualizado
Backups – em nuvem ou físicos – também são essenciais para manter os dados disponíveis para acesso em caso de um episódio de ransomware (um tipo de ataque cada vez mais comum entre empresas grandes e pequenas que criptografa os arquivos da vítima e exige um resgate para restaurar o acesso aos dados) ou mesmo caso haja falhas de softwares e hardwares.
Estes, por sua vez, devem ser mantidos atualizados sempre que possível e com sistemas de segurança recentes e qualificados. Invista em antivírus, sistemas de firewall e aplicativos que aumentarão a confiabilidade de sua rede ou servidor. Aqui, trabalhar em conjunto com consultorias e serviços de gestão de redes, de senhas e de Tecnologia da Informação (TI) podem ser o diferencial para sua empresa.
E você? Tem algum abacaxi para descascar aí na segurança da sua rede? Vamos marcar um suco! Juntos podemos pensar em soluções personalizadas para a sua realidade, idealizar programas de treinamentos para a sua equipe e descobrir a melhor forma de administrar as informações de seus consumidores.
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