Quando Trabalhar demais afeta sua saúde mental

Quando Trabalhar demais afeta sua saúde mental - 1

Há uma frase muito famosa, que eu  tenho certeza que você já deve ter ouvido em algum lugar, principalmente aqui na internet.

“Trabalhe enquanto eles dormem”, em uma breve explicação, essa frase se refere a ser produtivo, dando a entender que devemos trabalhar mais e acordar o mais cedo possível, para ter um dia lindo e totalmente produtivo, e claro ir dormir mais tarde, quando terminar todas as tarefas.

Ou seja, enquanto todos estão descansando, você está trabalhando. Ok, Não tem nenhum problema em acordar diariamente às 5 da manhã, arrumar a cama, fazer exercícios físicos, tomar banho e depois manter seu foco num longo período de trabalho. Pode ser que pra você isso faça muito bem e que você tenha encontrado qualidade de vida nesse tipo de rotina.

O problema é que, para a maioria das pessoas, inserir esse tipo de rotina acaba se transformando em uma sobrecarga e resultando em exaustão. Estar ocupado o tempo todo não é sinônimo de ser produtivo.

E são nesses momentos em que a busca pela produtividade extrema transforma-se algo ruim. É preciso prestar muita atenção, pois a sobrecarga é o que mais afeta a saúde mental no trabalho. Devido a grande quantidade de atividades exercidas num único dia, o indivíduo passa a entrar em um estado de ansiedade e estresse, até mesmo depressivo, que faz cair o seu desempenho, causando adoecimento até mesmo físico.

Dentre outros pontos importantes, que podem causar danos a saúde mental e ao nosso nível de produtividade, estão a exposição a um “mau ambiente” de trabalho e a “chefias tóxicas”, cobranças, bem como a imposição de trabalho sem muito “sentido”, ausência de feedbacks e, principalmente, a falta de descanso e de atividades que nos dão prazer, como: hobbies e tempo com a família e amigos.

Como identificar se o trabalho está afetando sua saúde mental?

O primeiro passo é reconhecer os sinais que seu corpo dá. Às vezes os sinais são difíceis de serem percebidos, como no caso do burnout,(linkar um significado)

Especialistas alertam que alguns sinais físicos como:

  • Diminuição da imunidade;
  • Aumento ou diminuição do apetite;
  • Dores musculares;
  • Dores de cabeça;
  • Dores de estômago;

Podem ser pontos de atenção para a saúde mental. É importante ficar atento às dificuldades de controle emocional, como uma crise de choro. Além disso, a perda de motivação por atividades que antes eram interessantes também pode ser um sinal.

Além desses sintomas, você pode apresentar outros sinais que mostram que você está passando por uma produtividade tóxica. Se você se identificou, está na hora de repensar a forma como você está organizando suas atividades.

1- Sentimento de autocobrança

2- Bloqueio criativo

3- Não ter um equilíbrio entre vida profissional e pessoal

4- Vive como se estive em uma competição

5- Necessidade de produzir o tempo todo

Quando Trabalhar demais afeta sua saúde mental - 2

Seus hábitos não vão mudar da noite para o dia

Conclusão disso tudo, não vai ser de um dia para noite que você irá conseguir mudar seus hábitos de trabalho e alcançar o equilíbrio desejado, porém, com pequenas mudanças, você pode começar a desfrutar de uma melhor qualidade de vida.

  • Comece criando seus próprios horários, definindo momentos de pausas, priorizando a sua saúde mental e o tempo de trabalho diário.
  • Tenha uma boa noite de sono para acordar melhor no dia seguinte, busque largar essa ideia de não descansar para reduzir uma tarefa de trabalho. E lembre-se de dormir o suficiente para seu corpo.
  • Use ferramentas de gestão de tempo, como agendas, aplicativos.
  • Não menospreze o tempo livre, a saída com os amigos, ou o programa em família, eles são tão importantes quanto trabalhar.
  • Pratique uma atividade física que gosta, uma pequena caminhada, um esporte.
  • Cuide da alimentação, além de comer de forma saudável, fazer pausas para as refeições, nada de comer na frente do computador trabalhando.
  • E por último, mas não menos importante, peça ajuda!

Não esqueça que você não precisa dar conta de tudo sozinho, você pode buscar ajuda de pessoas que têm mais experiência no assunto para te aconselhar, ou ajuda profissional específica, por exemplo, como a Abacaxi.

Nós temos soluções para te ajudar a gerenciar seu tempo, otimizar e implementar processos automatizados, melhorar a comunicação, soluções em atendimento ao cliente e muito mais, tudo de forma personalizada e exclusiva de acordo com o que funciona pra você.

Converse com a gente, nós podemos e queremos ajudar você a viver o auge da sua produtividade para conquistar sua qualidade de vida tão sonhada.

Compartilhe este post:

× Vamos tomar um suco?