Neste mês de maio, resolvi dar destaque a uma classe muito muito especial: às mães empreendedoras!
É muito provável que você seja uma dessas mães, mas para que todos tenham a compreensão do assunto, primeiramente vou explicar o que é ser uma mãe empreendedora.
Mães empreendedoras são mulheres que têm filhos e que, ao mesmo tempo, possuem um negócio próprio. Essa comunidade não é uma novidade no mundo, sempre existiu o empreendedorismo materno, mas desde a revolução feminista no início do século 20, vem se tornado cada vez maior o número de mulheres que resolvem empreender depois da maternidade, enxergando e conquistando a oportunidade de trabalhar e poder ficar mais perto dos filhos.
Na maioria dos casos, a ideia de negócio surge logo após a chegada dos filhos, como busca de ter a flexibilidade de horário e de local de trabalho, podendo trabalhar até mesmo em casa.
Apesar de, na teoria, parecer simples e confortável, na prática, empreender é completamente difícil e desafiador, ainda mais conciliando com a maternidade, principalmente, quando os filhos ainda são pequenos.
Algumas das principais dificuldades que mães que empreendem enfrentam:
- Gerenciar o tempo: encontrar tempo para administrar seus negócios e cuidar da família, não é tarefa fácil, já que é necessário executar múltiplas tarefas, como atender a clientes, tarefas administrativas, cuidar de crianças, preparar refeições, dar atenção, ajudar com a lição de casa, cuidar dos afazeres da casa… É tarefa que não acaba mais, e 24 horas acaba parecendo pouco.
- Não ter uma rede de apoio: a falta de apoio da família, parceiros e amigos, é algo que dificulta muito a vida de uma mãe empreendedora. Ter que fazer tudo sozinha é muito cansativo e gera uma enorme sobrecarga sobre ela.
- É muito estressante: na maioria das vezes, as coisas não saem como planejado, ainda mais quando falamos em filhos pequenos, que não temos como controlar. Por exemplo: Você tem aquela reunião importante e o filho não para de chorar, ou tinha uma tarefa para entregar naquele dia mas não conseguiu realizar porque o filho estava com febre, ou você amanhece extremamente cansada porque não dormiu direito preocupada com o filho que tossiu a noite toda, porém, precisa dar conta de tudo mesmo assim… Tudo isso gera muito estresse e afeta a saúde mental e até mesmo a física.
- Cobrança: a sociedade faz com que exista uma autocobrança de ter sucesso tanto na maternidade, quanto nos negócios. A busca por essa “perfeição” e ter que dar conta de tudo, porque fulana deu, o que é mentira, já que ninguém dá conta de tudo sozinha, gera sentimento de incapacidade e fracasso, voltamos ao estresse novamente.
- Dificuldade financeira: muitas mães que decidem empreender acabam tendo uma grande dificuldade financeira, principalmente no início, tendo que se organizar e trabalhar com orçamentos apertados, o que causa muitas preocupações, voltando ao ponto de estresse.
Podemos ver que não é nada fácil equilibrar a responsabilidade de criar filhos e administrar um negócio, que por mais flexível que seja o horário, acaba sendo uma faca de dois gumes, pois existe muito a conciliar e fazer.
Por isso, hoje eu resolvi falar com você, mãe empreendedora! Sabia que sua rotina pode, sim, ser mais produtiva e mais leve ao mesmo tempo?
E você não precisa fazer tudo sozinha, é por isso que estou aqui, para ajudar você!
Se você está passando por dificuldades para empreender e conciliar a vida materna, clique no botão de contato que vou te ajudar com soluções para você e seu negócio.
Agora, quero finalizar desejando um FELIZ DIA DAS MÃES a todas mamães e principalmente a você, empreendedora.
Um beijo no coração e até a próxima leitura!