Dia 15 de março é o dia do consumidor, uma data comercial que muitas empresas aproveitam para aquecer suas vendas.
Um dos fatores que diferencia um gestor excelente de outros, é a capacidade de identificar períodos em que a demanda tende a ser maior e se preparar adequadamente para suprir a expectativa de consumo do público, seja quanto ao preço, ou pelo volume de produtos e promoções.
Aproveitar datas comerciais, principalmente como a do dia do consumidor, é, sem dúvidas, inteligente e necessário. Porém, é preciso entender que ter um consumidor é muito além de ter alguém que compra pela sua promoção ou desconto.
Empresas de sucesso são aquelas que fidelizam seus clientes para que eles se tornem consumidores fixos de seus produtos. Atrair clientes através de datas como esta, promoções e outras estratégias, é muito válido e importante, mas é necessário pensar em como você vai encantar seu cliente para que ele volte e não compre só pelo preço. Como diz o ditado: “quem vem só pelo preço, vai por ele também!”
Por isso, resolvi te ajudar e falar sobre isso aqui no meu blog, já que é uma das grandes dificuldades da maioria de líderes e empreendedores que chegam até minha mentoria. Problemas com a comunicação, processos com os clientes e funcionários, que acabam atrapalhando a fidelização do consumidor.
Antes de eu te ajudar você precisa entender uma coisa:
O que é fidelização do cliente?
A fidelização de um cliente é toda ação que a empresa executa, desde a chegada do cliente até a pós compra. Ou seja, cada detalhe desse processo importa e vai determinar se o cliente irá voltar, ou se na próxima vez irá procurar o seu concorrente.
Agora que você entendeu isso, vamos a algumas dicas de como fidelizar e proporcionar uma ótima experiência ao seu cliente:
• Primeiramente: estude seu cliente, quem são seus clientes? Quais suas necessidades?
Após saber quem são e o que esperam, você deve se perguntar:
• Como posso suprir suas expectativas?
Agora que você tem essas informações, é hora de pôr a mão na massa! Buscar e implementar processos que facilitem e permitam uma excelente experiência ao seu cliente. Vamos a alguns pontos de processos importantes para um bom relacionamento com seu cliente:
• A primeira impressão é a que fica, você já deve saber disso!
Você já entrou numa loja onde foi mal atendido? Aquele atendente de cara fechada, sem simpatia, nenhuma prontidão e vontade de atender? Pois é, garanto que por melhor que seja o produto, ou o preço, você não tem vontade mais de comprar nesse lugar.
• Outro fator importante são os processos internos, funcionários que não conseguem resolver seu problema, com dificuldades ou falta de conhecimento de sistemas internos, lentidão, conversas paralelas, e por aí vai!
De nada adianta você se preocupar com um todo, mas não investir em treinamentos para seus funcionários. Além do mais, como esperar ter uma boa comunicação externa, sem antes cuidar da “casa”?
Como bem sabemos, empreender ou liderar com eficiência vai bem além de só vender um produto ou um serviço. Existem muitos processos que antecedem uma venda e que garantem consumidores fidelizados, o que leva ao fortalecimento de uma marca e seu crescimento!
Acredite, liderar com eficácia parece um monstro de sete cabeças, mas não passa de um detalhe que pode ser resolvido de formas muito simples. E como bom líder, o primeiro passo é entender que ninguém é perfeito e que todos nós temos algo a aprender – e que em algum momento necessitamos de ajuda.
A Abacaxi nasceu após anos de experiência com intuito de guiar pessoas e ajudar a descascar os abacaxis da vida e dos negócios de forma leve e simplificada. Espero que essa leitura tenha dado uma “luz” pra você! Acompanhe também nossas redes sociais.