Divirta-se: como os hobbies e atividades de lazer podem te ajudar a ser mais produtivo

produtividade

Um dos objetivos do trabalho que nós desenvolvemos aqui na Abacaxi é proporcionar mais tempo livre para as pessoas. Imagina que delícia ter umas duas, três horinhas a mais na sua agenda todos os dias para fazer o que você quiser – mesmo se o que você quer fazer for absolutamente NADA!

Os benefícios disso parecem meio óbvios, mas muita gente acredita que ter tempo sobrando não é tão legal assim. Eu poderia estar trabalhando, produzindo algo! Se eu quero crescer na minha empresa, se quero ser produtivo, se quero fazer meu negócio próprio bombar, eu PRE-CI-SO trabalhar o máximo de tempo possível. E que tipo de pessoa simplesmente fica sem fazer nada? Só os desocupados, né?!

Esse raciocínio carrega muitas armadilhas que podem prejudicar não apenas os seus planos de crescimento e o seu sucesso, mas também a sua saúde. Segundo um compilado de estudos realizado por especialistas da Universidade de Ohio, pessoas que não praticam atividades de lazer e/ou que consideram os hobbies uma perda de tempo são mais estressadas, ansiosas e depressivas.

Leia mais sobre estes estudos na reportagem da revista Saúde.

Suponhamos que você é uma pessoa habituada a fazer yoga de manhã, todos os dias, durante uma hora. Você ama yoga, respira yoga, está em grupos de yoga no Facebook e no WhatsApp, usa camisetas escrito “Namastê”, tem um mantra tatuado, já leu mais de dez livros sobre o tema.

E aí você é convocado para dar um treinamento com duração de três meses de segunda a sexta, das 7h às 9h, sendo que você entra no trabalho às 10h e sai às 19h. Você então para de fazer sua yoga diária de segunda a sexta, e aos fins de semana está tão cansado e cheio de coisa acumulada da casa para resolver que acaba não fazendo também. Quais as consequências disso para você?

Cansaço, estresse, tristeza, frustração – são apenas algumas das palavras que vêm à mente. E todas essas emoções negativas são inimigas mortais da produtividade.

“Ah, mas eu preciso dar esse treinamento de qualquer jeito!” Tudo bem, mas você também precisa de lazer para ser feliz e conseguir trabalhar direito. No texto da revista Saúde que linkamos acima, um especialista entrevistado afirma que incluir atividades prazerosas na rotina te ajuda a cumprir melhor as suas funções diárias e a ser produtivo.

Você pode trocar uma ideia com seu chefe para que o treinamento seja feito durante o expediente, ou pelo menos que comece uma hora mais tarde, assim você acorda uma hora mais cedo e mantém sua yoga em dia. Ou você pode sugerir de mudar o horário do treinamento para o fim do dia. Pode também reduzir o tempo de yoga para meia hora, balanceando as duas coisas, ou transferir a prática para a noite, delegando tarefas domésticas para não se sobrecarregar.

produtividade

E é aqui que o Abacaxi começa a ser descascado…

Organizar seu dia para ter mais tempo livre é bem mais fácil quando você trabalha por conta própria, tem horários flexíveis e um monte de benefícios que na verdade quase ninguém tem. A realidade da turma é a jornada de trabalho de oito horas diárias, muitas vezes incluindo períodos longos de deslocamento na ida e na volta – ao menos de vez em quando, graças à popularização do modelo híbrido que veio junto com o pós-pandemia.

Se a sua realidade é essa, e você ainda tem outros pratinhos para equilibrar entre casa, família, amigos, estudos e demais responsabilidades, a organização é o ponto de partida para achar aquele tempo livre na agenda e se dedicar a algo que te dá prazer todos os dias. Não estamos falando de passar tempo com outras pessoas, e sim de executar atividades voltadas para você: jogar vôlei de praia, correr no parque, desenhar, jogar xadrez, fazer colagem, assistir séries, ler livros sobre assuntos que realmente te interessam. Você pode até dividir isso com mais gente, mas o foco aqui é você!

No People Project Management (PPM), nosso serviço de consultoria focado na gestão do tempo, nós ajudamos os clientes a definir as mudanças que eles desejam fazer na rotina e a encaixar essas mudanças nas 24 horas do dia, levando em conta o tempo de sono, descanso, afazeres domésticos, cuidados com a família, trabalho etc.

O ideal para uma rotina equilibrada é dedicar três horas por dia a atividades de cuidado pessoal e hobbies. É difícil, principalmente para quem está muito atolado e não está habituado a organizar a rotina em prol do tempo – nesses casos, a nossa recomendação é que você dedique pelo menos 30 minutos por dia a atividades de lazer, o que dá 3,5 horas por semana. Já resolveria o problema do cara da yoga que a gente usou como exemplo.

Em breve vamos falar um pouco sobre como é importante, além do lazer, ter tempo livre para simplesmente fazer nada. Fiquem ligadinhos.

Compartilhe este post:

× Vamos tomar um suco?