Encontrar um propósito na vida é, ao mesmo tempo, fundamental e muito, mas muito difícil. Primeiro que propósito não é objetivo – e muita gente confunde as duas coisas. Propósito é uma razão para existir, para fazer o que você faz. Não é algo que a gente busca atingir um dia; é algo que permeia as nossas ações e atitudes. Assim como todo conceito, é complicado explicar. Muita gente tem tentado ao longo dos anos, e uma das melhores explicações para o assunto veio dos japoneses, que criaram o conceito de Ikigai.
Ikigai é o motivo pelo qual uma pessoa se levanta todos os dias da cama. Profundo, não é?
O significado de Ikigai pode parecer meio efêmero e confundir as pessoas. Vamos usar o exemplo da própria Abacaxi. Qual é o objetivo da nossa empresa? É ajudar as pessoas a descascarem os abacaxis do dia a dia fazendo uma melhor gestão do tempo e das ferramentas que elas possuem, para trabalhar melhor e menos, e ter mais espaço na agenda para usarem como quiserem. Isso é um propósito? Não!
E o que a Abacaxi faz, de fato? A Abacaxi entrega soluções de consultoria para ajudar pessoas e empresas a atingirem os objetivos acima. Isso também não é um propósito! Então, os seus objetivos e o que você faz não são os seus propósitos. Ganhar dinheiro para comprar um sítio e ir criar capivaras no interior não é um propósito, é um objetivo. Trabalhar para simplesmente pagar as contas não é um propósito, é uma obrigação, um dever, é o que você faz – não o que te move a fazê-lo!
O que move a Abacaxi é o desejo de ajudar pessoas a fazerem o que elas fazem da melhor maneira possível. Esse é o nosso propósito!
O seu pode ser cuidar de capivaras, e por isso seu objetivo é comprar um sítio e ir cuidar delas. Pode ser dar a melhor vida possível para a sua família, e por isso você trabalha. O seu propósito pode e deve, inclusive, estar ligado ao seu trabalho. Segundo o Ikigai, essa ligação é capaz de levar o ser humano ao sucesso e à felicidade verdadeira.
Clientes da Abacaxi com certeza vão ouvir a seguinte frase durante os seus processos de consultoria: o melhor dia é aquele em que usamos a maior parte das horas fazendo coisas relacionadas a um objetivo ou ao nosso propósito de vida. No People Project Management (PPM), nós ajudamos as pessoas a encontrarem esse propósito e a traçarem objetivos alinhados a ele. Assim, fica mais fácil se concentrar, se organizar e equilibrar todos os pratinhos da vida.
Se você (ainda!) não é nosso cliente, não tem problema, a gente te ajuda mesmo assim…
Essa dica vai agradar o pessoal com idade mais avançada (cof cof) que adorava fazer teste de revista. Eduardo Almeida, que é especialista em Ikigai, montou um questionário para quem quer encontrar seu propósito por meio dos princípios da filosofia japonesa. Responder a estas perguntas ajuda a entender melhor o significado de Ikigai: elas são feitas com o objetivo de relacionar o que você ama fazer, o que você faz bem-feito, o que faz bem ao mundo e o que você ganha para fazer. É no centro deste diagrama que está o nosso Ikigai.
São muitas perguntas, mas é bem divertido de responder. No final, você pode fazer o que ele chama de declaração de propósito, juntando tudo que você descobriu sobre você mesmo nesse exercício.
O questionário está disponível nesta reportagem do GShow.
Quem quiser se aprofundar mais no assunto pode fazer isso lendo “Ikigai: os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz”, escrito por Héctor García e Francesc Miralles. O livro fala sobre como ter um propósito bem definido ajuda a encontrar sentido e satisfação, e até mesmo a atingir a longevidade. Além de falar sobre a filosofia, os autores descrevem hábitos dos japoneses que ajudam a manter a saúde do corpo, da mente e da alma.
Para finalizar: sim, a gente sabe que encontrar um propósito de vida é algo enorme e talvez não seja respondendo um questionário ou lendo um livro que você vai conseguir fazer isso. Mas talvez esse propósito já esteja aí dentro de você, bem definido, e você apenas não tenha entendido ainda como encontrá-lo. E nós esperamos que estas ferramentas te ajudem nessa jornada.