Como administrar uma pequena pousada mulher em computador gerindo um negócio com uma criança ao lado

Como administrar uma pousada pequena: dicas de sucesso


Nos últimos meses, falamos por aqui sobre experiência e atendimento ao cliente, segurança da
informação, vendas, redes sociais, ferramentas de gestão etc. Em resumo, temas essenciais
para manter um negócio em 2022. Talvez ainda mais fundamentais, inclusive, para pequenas
companhias, cuja margem de erro é muito menor do que a de grandes empresas. Hoje, vamos
ver como esses e outros conceitos se aplicam à administração de pousadas pequenas.

É importante ressaltarmos a necessidade de todas essas metodologias e técnicas profissionais
e atuais em um segmento em que muitos ingressam por prazer. Sabemos que pousadas, por
vezes, são empreendimentos familiares ou tocados como atividade secundária. Mesmo nestes
casos, é preciso que muitos processos sejam cumpridos para que o seu negócio não se
transforme em uma dor de cabeça para você e para os consumidores. Confira, a seguir,
algumas boas práticas.

Mantenha o controle financeiro da sua pousada pequena

Não é apenas o dinheiro que determina as chances de sucesso ou insucesso de um negócio,
mas manter o controle financeiro de sua pousada será fundamental para mantê-la em pleno
funcionamento. Caso estejamos falando de um empreendimento familiar, a primeira dica é:
nunca misture os orçamentos. Isso poderá colocar em risco a sua pousada.

Como administrar uma pequena pousada administrador de pequeno negócio em reunião online com equipe

Controle detalhadamente o caixa, saiba o que está saindo e o que está entrando da conta
bancária. Se o orçamento está apertado, analise profundamente quais custos podem ser
diminuídos (sem causar prejuízo à operação). Caso o cenário seja lucrativo, pense em como
maximizar seus rendimentos de maneira inteligente.

Também é importante manter reservas emergenciais para lidar com imprevistos ou mesmo
separar uma parte dos lucros para pensar em investimentos financeiros ou na propriedade.

Prepare seus colaboradores

Ainda que seu negócio tenha um único funcionário, invista em Recursos Humanos. Ofereça
treinamento e capacitação para a sua equipe e certifique-se de contratar pessoas qualificadas.

Por mais que você esteja presente no dia a dia da sua pousada, são os funcionários que
tocarão a operação e irão ter contato direto com os consumidores. É importante que eles
estejam preparados para representar os valores da empresa neste momento.

Organize as reservas

Mantenha-se sempre atento às reservas de suas pousadas, independentemente do número de
quartos disponíveis ou da quantidade de sites em que eles estão anunciados. Chegar a uma
hospedagem e não estar com seu quarto à disposição está no topo da lista de experiências
mais desagradáveis para os clientes. Qualquer erro nesse setor pode ser grave e irreversível na
relação com o consumidor.

Sobretudo se seus serviços estão disponíveis nas online travel agencies (OTAs), o cuidado tem
de ser redobrado. Estabeleça rondas para checar todas as ofertas e evite conflitos. Assim que
um quarto for locado, encerre seu anúncio nos demais canais imediatamente.

Invista em tecnologia

Aqui, a recomendação é de várias frentes. Primeiro, bons softwares de gestão de reservas e de
administração poderão auxiliar na organização do dia a dia de uma pousada. Também é
preciso garantir a segurança das informações que circulam pelas redes. Invista em servidores e conexões seguras, separe as redes de trabalho e de hóspedes, busque uma consultoria profissional e proteja seu negócio.

Tudo isso será determinante para evitar vazamentos e exposições indesejadas, tão sensíveis
em tempos de Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Interaja com o seu público

Um elemento fundamental que ajuda a girar a roda do mercado de turismo e hospedagem são
as reviews. Sabemos que, por vezes, elas podem ser cruéis. Na maioria dos casos, porém, são
ótimas ferramentas para gerar confiabilidade para os consumidores e para avaliação de
negócios. Portanto, leve a sério os comentários que receber. Agradeça sempre, responda e
leve para a operação aquilo que for indicado pelos clientes.

Como administrar uma pequena pousada

O mesmo vale para as redes sociais. Movimente os perfis de sua hospedagem e responda
todos os interessados. Se o seu tempo é escasso, configure chatbots para que os clientes não
esperem sem retorno por longos períodos. Fortalecer seu comportamento digital pode
resultar em melhorias diretas no desempenho de seu negócio.

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