Os últimos anos foram de grandes desafios e de inúmeros impactos no consumo e na maneira como nos relacionamos com nossos clientes. Ao mesmo tempo que as políticas de isolamento ajudaram a acelerar as inovações no comércio digital, muitos impactos da crise causada pela pandemia ainda são imensuráveis.
Dessa forma, nunca foi tão importante ficar atento às tendências de comportamento do consumidor. Abaixo, compartilhamos alguns pontos de atenção para seu negócio que podem ajudar a encontrar soluções mais assertivas para novos projetos.
Novos tipos de consumidores
A WGSN (World Global Style Network) é a maior autoridade de previsão de tendências do mundo e recentemente publicou um guia dividindo os consumidores em quatro novos tipos de personas mapeando algumas mudanças que estão por vir já em 2022. São elas:
O Estabilizador
Esse perfil busca o equilíbrio, deixando um pouco de lado o discurso da super-produtividade. Geralmente é formado por millennials ou por pessoas da geração X. Têm um olhar mais cético e estão cansados dessa busca constante pela otimização da vida.
Alguns segmentos do varejo europeu alcançaram sucesso com esse público ao proporcionar experiências de compras criando ambientes de vendas mais simplificados e que não geram gatilhos de ansiedade.
O Comunitário
Esse grupo de millennials ou também da geração X apresenta características que chamam a atenção: querem pautar suas vidas em suas comunidades e não em suas carreiras. A era do orgulho por ser workaholic está terminando.
Esse público preza muito pelos limites entre a vida pessoal e profissional e tende a valorizar o consumo regional.
O novo otimista
Aqui se encontram duas gerações distintas: os Baby Boomers e a Geração Z. E o que os une? A felicidade. Diversos em termos etários, querem se sentir representados em muitos aspectos da vida e do consumo.
Celebração é a palavra para a marca que quer dialogar com o novo otimista. Construa momentos que busquem essa alegria. Esqueça aquela ideia de estereótipos etários pesados muito explorada no passado.
Novos padrões de consumo
Novos comportamentos já estão sendo notados em 2021. O consumidor precisou se adaptar rapidamente ao cenário complexo vivido nos últimos dois anos e mudou a forma como se relaciona com muitas marcas. Algumas tendências que já se concretizaram:
Consumo responsável
Cada vez mais consciente e preocupado não apenas com questões ambientais, mas também com problemas sociais, uma parcela considerável de clientes tem buscado marcas que estejam desenvolvendo produtos que se adequem a esse novo cenário Também buscam por projetos de valores que contribuam para um futuro mais sustentável. Busque criar conexões mais humanas.
Preocupação com o futuro
Em contrapartida, também vemos uma crescente parcela muito preocupada com o futuro e com as instabilidades socioeconômicas. Os indicadores apontam para cenários de recessão e retração do consumo no país. Isso acaba deixando o processo de tomada de decisão na hora da compra mais complexo, envolvendo mais tempo de pesquisa e tende a deixar o cliente ainda mais cauteloso.
Flexibilização do local de trabalho
Mesmo com as campanhas de vacinação avançando em todo o país, muitas empresas estão optando por manter um esquema de trabalho híbrido, o que permitiu que muitos funcionários consigam seguir trabalhando remotamente, usufruindo do anywhere office.
Uma das consequências dessa flexibilização é a descentralização dos clientes. Fique atento para construir uma experiência de marca que possa atender bem seu consumidor em todos os diferentes canais.
Se você ainda tem dúvidas de como melhorar seus processos de atendimento e sua gestão de relacionamento com clientes, vamos marcar um suco de abacaxi virtual e veja como podemos ajudar seu negócio a implementar soluções simples e inovadoras.
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